Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Passiflora setulosa Killip EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 21-08-2012

Criterio: B2ab(ii,iii,iv)

Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s):


Justificativa

Passiflora setulosa é endêmica do Brasil; ocorre nos Estados de São Paulo e Paraná, nos biomas Cerrado e Mata Atlântica, em Campos Limpos e bordas de mata. Apresenta AOO de 40 km². As regiões onde ocorre vêm sofrendo intenso processo de desflorestamento, principalmente devido à agricultura e pecuária intensivas. Por exemplo, os municípios de Curitiba e Jaguariaíva (PR) têm somente 1,2% e 2,6% da cobertura florestal original, respectivamente. Pouco representada em coleções científicas, sendo o último registro datado de 1993, em Jaguariaíva, a espécie é pouco conhecida. Por esses motivos, foi considerada "Em perigo" (EN). Como não há estudos populacionais sobre a espécie, são necessários investimentos em pesquisa científica e esforços de coleta a fim de certificar a existência de subpopulações, tendo em conta a viabilidade populacional e sua proteção.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Passiflora setulosa Killip;

Família: Passifloraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre no Paraná e São Paulo (Bernacci et al., 2003, Cervi; von Linsingen, 2008).

Ecologia

​Trepadeira herbácea, encontrada em ambiente florestal e campestre. Fértil durante o ano todo e dispersado por animais.

Ameaças

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes As queimadas é umas das principais ameaças aos campos gerais do estado do Paraná (Melo et al., 2004).

1.1.4 Livestock
Incidência local
Severidade high
Detalhes O pastoreio e a pecuária intensiva são ameaças iminentes aos campos gerais do Estado do Paraná (Melo et al., 2004).

1.1.2 Wood plantation
Incidência local
Severidade high
Detalhes O plantio de espécies arbóreas exóticas é uma das ameaças aos campos gerais do Estado do Paraná (Melo et al., 2004).

1.1 Agriculture
Incidência local
Severidade high
Detalhes Figuram como uma das principais ameaças aos campos gerais do Estado do Paraná a expansão de áreas agriculturáveis (Melo et al., 2004).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade very high
Detalhes A Mata Atlântica, bioma onde a espécie se encontra distribuída, é caracterizada pela alta diversidade de espécies e pelo elevado grau de endemismo. A retirada da cobertura vegetal, visando a utilização da área para a agricultura, pastagem, extração de madeira e ocupação humana ao longo dos últimos dois séculos causou a destruição da maior parte desta região, restando hoje cerca de 7% a 8% de sua área original. Devido à ocupação urbana e agrícola, as áreas de mata estão cada vez mais isoladas umas das outras, formando pequenas ilhas de vegetação nativa. Desta forma, a maioria das espécies que vivem nesses fragmentos formam populações isoladas de outras que se situam em outros fragmentos. Para muitas espécies, a área agrícola ou urbana circundante pode significar uma barreira intransponível, o que altera de maneira irreversível o fluxo gênico entre as populações e compromete a perpetuação destas na natureza (Galindo-Leal; Câmara, 2003).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Vulnerável" (VU), segundo a Lista de Espécies da Flora Ameaçadas de Extinção de São Paulo (SMA-SP, 2004).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Rara" (RR), segundo a Lista Vermelha da flora ameaçada de extinção do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Referências

- BERNACCI, L.C.; VITTA, F.A.; BAKKER, Y.V.RIMA - FAPESP. Passifloraceae. 2003. 247-274 p.

- CERVI, A.C.; VON LINSINGEN, L. Sinopse taxonômica das Passifloraceae Juss. no complexo de cerrado (savana) no estado do Paraná ? Brasil. IHERINGIA, Sér. Bot., v. 63, n. 1, p. 145-157, 2008.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- MELO, M.S. ET AL. O patrimônio natural dos Campos Gerais e o desenvolvimento sustentável - perpectivas. Patrimônio Natural dos Campos Gerais do Paraná, p. 221-227, 2004.

- GALINDO-LEAL, C.; CÂMARA, I. G. Atlantic forest hotspot status: an overview. Washington: CABS and Island Press, 2003.

Como citar

CNCFlora. Passiflora setulosa in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Passiflora setulosa>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 21/08/2012 - 20:08:00